segunda-feira, 19 de abril de 2010

Nada se cria, tudo se copia OU Ideias iguais em cabeças diferentes

A máxima de Lavoisier modificada tornou-se uma espécie de mantra do mundo atual. No que se refere a criatividade, inovação e afins, é bom tomar bastante cuidado antes de assumir uma ideia como sua. Talvez tenha sido sempre assim, e certamente temos casos famosos de ideias sendo desenvolvidas ao mesmo tempo em continentes diferentes, ou ideias praticamente iguais às de Leonardo da Vinci que, não as tendo publicado, perdeu as patentes. A diferença é que agora temos muitos mil anos de ideias no nosso grande banco de dados e, para o bem e para o mal, muito mais acesso a elas.

O estúdio de design holandês DUS Architects propaga ao mundo seu quiosque feito com guarda-chuvas. Apesar de não estar explícito, tudo sugere que eles tomaram a ideia como original. O que, dependendo das "referências" que andaram olhando, pode até ser verdade. Para eles, não para mim.

Vi essa mesma ideia aplicada em um quiosque da Rede Asta, em novembro passado, na Feira da Providência. Foram os holandeses criativos? Provavelmente sim. Originais? Creio que não. No dicionário, original quer dizer algo novo, que não foi copiado nem reproduzido.

Boas ideias devem, sim, ser propagadas e repetidas. Mas também é bom saber que o nosso grau de originalidade tem mais ou menos o mesmo tamanho da nossa ignorância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário